30 maio, 2014

Histerossalpingografia

Histerossal o que é?? Histerossalpingografia!!!
Esse é o nome de um método diagnostico muito importante na avaliação do casal infértil.
Pra você que tenta há meses ou há anos solicite ao seu médico esse exame, pois ele é capaz de diagnosticar uma das causas da demora para engravidar.
A Histerossalpingografia é um raio-x contrastado da cavidade uterina e das trompas, ou seja, são realizadas radiografias em série, com a injeção de contraste iodado através do orifício do colo do útero, com o auxilio de uma sonda fina e muito flexível.
O exame deve ser realizado em um período especifico do ciclo menstrual, antes da ovulação e logo após  o término da menstruação, o que dá entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual, contando a partir do primeiro dia de sangramento.

Qual a função da Histerossalpingografia?
Esse exame permite avaliar a morfologia das tubas uterinas (trompas) e o que possa interferir na sua função reprodutiva como, obstrução, aderência, permite também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como presença de mal formações, presença de pólipos, miomas e sinéquias uterinas.

Antes da fazer o exame confesso que fiquei muito assustada com a quantidade de depoimentos negativos sobre ele... Umas falavam que o exame era extremamente doloroso, outras nem fizeram o exame, e só de pensar que o médico poderia pedir era um sofrimento antecipado na certa...
Nada desses comentários negativos me fizeram desistir de realiza-lo, a única preocupação foi tentar encontrar um bom laboratório que o fizesse, e nessa busca optei pelo Laboratório Cura, muito bem qualificado na realização desse exame. Quem me atendeu foi a Dra. Carmem Navarro, muito conhecida entre as tentantes.

Como me preparei?
Uma hora antes do exame tomei umas 40 gotas de Buscopan para evitar as possíveis cólicas que tantos as meninas disseram ser horríveis, desci para uma pequena sala, vesti um avental e a auxiliar me dirigiu até a sala de raio-x.
A Dra. Carmem, entrou e me explicou todo o procedimento, disse que poderia sentir um desconforto, o que era normal e que se eu o sentisse, para aliviar, ela colocaria uma bolsa de água quente. O exame começou tranquilo apesar da posição ginecológica que eu odeio, logo que ela injetou o contraste senti um pequeno incomodo que logo foi cessado com a bolsa de água quente. Nada daquilo que ouvi na net, que a dor é horrenda, que é como se fosse um parto, que senti como se fosse desmaiar de dor, nada disso, graças a Deus, e não estou duvidando das pessoas que sentiram dores horríveis, eu sei que tem pessoas mais sensíveis que outras.

Detalhe que já ia me esquecendo, fujam de laboratórios que realizam o exame e se utilizam de uma pinça chamada Pozzie, ela causa contrações, dores musculares fechando a passagem do contraste injetado dando um falso diagnostico.
Raio X Normal
Raio X com Opacificação das Trompas

Nenhum comentário:

Postar um comentário